Prefeitura de Axixá abre seminários sobre metropolização da Grande São Luís.

PREFEITA SÔNIA E O SECRETARIO PEDRO LUCAS FIZERAM À ABERTURA.

AXIXÁ/MA – O município de Axixá, abriu o calendário de Seminários Metropolitanos nesta terça-feira 5, com discussões sobre os cinco eixos temáticos (educação, mobilidade, turismo, desenvolvimento social e saneamento básico), envolvendo sociedade civil, prefeitura e Governo do Estado, a fim de definir as funções públicas de interesse comum.

O presidente da Agência Executiva Metropolitana, Pedro Lucas Fernandes, a prefeita de Axixá, Sônia Campos e membros da sociedade civil, se reuniram na Unidade Integrada Maria Pereira Reis, com o objetivo de consolidar o conjunto de propostas relativas aos temas abordados para apresentação em Plenária da I Conferência Metropolitana e eleger os representantes da sociedade civil, que irão compor o Conselho Metropolitano.

Técnicos da Agência Executiva Metropolitana esclareceram sobre as funções públicas de interesse comum e como a sociedade pode contribuir com soluções para os problemas metropolitanos. Foram escolhidos 11 representantes da sociedade civil, para participar da eleição do Conselho Metropolitano, que terá papel fundamental na implantação da governança interfederativa, restruturada a partir da LCE 174/15.

SECRETARIO PEDRO LUCAS FALA DAS VIAS URBANAS.

Também foi discutida a situação do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI), que está na fase de desenvolvimento da primeira etapa, junto ao Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) e Secretaria de Estado de Cidades (Secid).
Os Seminários são organizados pela Agência Executiva Metropolitana (Agem), órgão criado pelo Governo do Maranhão, para implementar o processo de metropolização. Como produto final desta etapa, será produzido um documento consolidado dos problemas relativos às temáticas dos grupos de trabalho e as respectivas diretrizes de soluções.

“Precisamos eleger todos os representantes de cada cidade, para participar da eleição que vai compor o Conselho e eleger as funções públicas de interesse comum. Aqui em Axixá, a população entendeu o processo de metropolização e os benefícios para a cidade e região”, concluiu o presidente da Agem, Pedro Lucas Fernandes.

Nesta quarta-feira 6, será a vez das cidades Presidente Juscelino e Cachoeira Grande. O evento será retomado em Rosário, na semana seguinte, dia 12/09. Um dia depois (13/09), terá seminário em Bacabeira e Santa Rita. Dia 15/09 será a vez de Morros e Icatú elegerem seus delegados e discutir os problemas metropolitanos. Dia 16 está marcada a cidade balneária de São José de Ribamar.

No dia 19 de setembro, São José de Ribamar e a capital dia 21 de setembro. Fechando a programação dos seminários preparatórios, dois municípios da Grande Ilha, Paço do Lumiar e Raposa. A I Conferência Metropolitana está marcada para os dias 10 e 11 de outubro, em São Luís.

SECRETÁRIOS E VEREADORES PRESENTE.

SECRETÁRIOS E REPRESENTANTES DE COMUNIDADES ESTIVERAM PRESENTES.

Você pode gostar...