Prefeituras de Rosário, P. Juscelino, Cachoeira Grande, Morros, Axixá e Icatu recebem do governador equipamentos para impulsionar produção agropecuária da região do Munim.

PREFEITOS TONHÃO DE CACHOEIRA, SIDRACK DE MORROS, SÔNIA CAMPOS DE AXIXÁ, DUNGA DE ICATU RECEBENDO A CHAVE DO GOVERNADOR.

REGIÃO DO MUNIM – Os prefeitos da região do Munim, como Rosário (Irlahi), Presidente Juscelino(Magno), Cachoeira Grande(Tonhão), Morros(Sidrack Feitos), Axixá(Sônia Campos) e Icatu(Dunga). Estiveram presente no palácio Henrique de LaRocque, nesta segunda-feira (6) Para receberem da mão do governador Flávio Dino, mais equipamentos e máquinas para impulsionar a produção do homem do campo, como para fortalecer a agricultura do município. Entre plantadeiras, patrulhas agrícolas, caminhões e kits de irrigação entregues, os implementos beneficiarão os produtores dos programas ‘Agropolos’ e ‘Mais Produção’.

Durante a cerimônia, o governador defendeu que investir nos pequenos produtores não é só uma política social, mas uma forte estratégia econômica, para que o país volte a crescer. “Hoje vamos entregar mais de 100 equipamentos, entre tratores, caminhões, resfriadores, enfim, um conjunto de insumos, implementos e equipamentos, para que esses produtores possam aproveitar o regime climático excepcional que o Maranhão tem para produzir mais alimentos, com isso melhorar a qualidade de vida das suas famílias, e ajudar a economia do estado”, destacou.

Além da aquisição de equipamentos, o Governo do Estado investe, a partir do programa ‘Mais Produção’, numa série de estímulos e incentivos a quem quer produzir, como a divulgação dos programas de financiamento dos bancos de fomento, por exemplo; assistência técnica; regularização fundiária. Segundo o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Márcio Honaiser, é importante não só produzir, melhorar a produção, mas também cuidar da comercialização e do processamento. “O programa, que já vem em implantação desde o ano passado por determinação do governador, tem investimento de mais de R$ 62 milhões, agora começa a chegar também de forma concreta e física. Vinha já tendo assistência técnica e agora também vários equipamentos estão sendo entregues exatamente para complementar”, pontuou o secretário.

Dentre as 10 cadeias produtivas do ‘Mais Produção’, três foram contempladas com a entrega dos equipamentos: a do arroz, a do leite e derivados e a de hortifrútis. Foram entregues 40 tanques de resfriamento de leite (15 para a Região Tocantina e 25 para a região do Médio Mearim), e um caminhão tanque, na cadeia produtiva do leite e derivados. Já na cadeia do arroz, foram entregues oito patrulhas agrícolas e oito plantadeiras.

Agropolos

Os Agropolos da Ilha, do Munim, da Barragem do Flores e do Rio Balsas receberam, cada um, uma patrulha agrícola. O Agropolo da Ilha, primeiro a ser implantado, recebeu um caminhão refrigerado para transporte das frutas e hortaliças produzidas pelas Unidades de Referência de Produção (URPs) e 30 agricultores receberão kits de irrigação por aspersão ou gotejamento, para incremento da sua produção. Os agricultores do Projeto Salangô também poderão contar, agora, com novos sistemas de irrigação: foram entregues 31 kits para que a produção de hortifrútis no perímetro irrigado seja fortalecida, como complemento às ações de revitalização que vem sendo realizadas desde 2015.

Parcerias

Na oportunidade, foram entregues outras 33 patrulhas agrícolas, frutos de emendas parlamentares dos deputados federais Zé Carlos do PT e Jucelino Filho, e dos estaduais Valéria Macedo, Hemetério Weba e Bira do Pindaré; além do início oficial da entrega de sementes de feijão do Programa Mais Sementes, que já distribuiu sementes de milho e arroz para esta safra no final de 2016.

PREFEITO SIDRACK FEITOSA E DUNGA DE ICATU.

PREFEITA SÔNIA DE AXIXÁ.

PREFEITO CLEOMAR TEMA, PREFEITO SIDRACK E O VICE-GOVERNADOR CARLOS BRANDÃO.

PREFEITA SÔNIA CAMPOS DE AXIXÁ, PREFEITO MAGNO E O PREFEITO SIDRACK FEITOSA DE MORROS.

PREFEITO SIDRACK FEITOSA RECEBENDO O TRATOR AGRÍCOLA.

PREFEITA SÔNIA CAMPOS DE AXIXÁ, PREFEITO MAGNO DE PRESIDENTE JUSCELINO E OS SECRETÁRIOS DE AGRICULTURA.

SECRETARIOS DE AGRICULTURA DE ROSÁRIO, PRESIDENTE JUSCELINO, CACHOEIRA GRANDE, MORROS E AXIXÁ.

GOVERNADOR FLÁVIO DINO COM OS PREFEITOS.

EX-VEREADORA AMANDA DE MORROS E O SOUSA DE ROSÁRIO DIRETORES DO POLO DO MUNIM.

 

 

Você pode gostar...