PROGRAMA ESCOLA DIGNA: Governo do Maranhão entrega três unidades escolares em um só dia

SECRETÁRIO FELIPE CAMARÃO INAUGURANDO ESCOLAS.

MARANHÃO = A terça-feira (29) foi de comemoração para as comunidades escolares dos municípios de Alto Alegre do Maranhão e Buriticupu, municípios em que o Governo do Maranhão entregou três escolas dignas nos povoados: Centro dos Novatos e Boa Hora, além da Vila Cikel, respectivamente.

As entregas iniciaram pela Escola Municipal Nossa Senhora dos Milagres, localizada no povoado Boa Hora, em Alto Alegre. Lá a Escola Digna possui duas salas de aula, pátio coberto, banheiros masculino e feminino acessíveis, cozinha e secretaria.

Antes, os 35 estudantes matriculados da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II assistiam às aulas de forma precária e sem condições adequadas. “A escola era muito ruim, tinha morcego dentro, às vezes chegávamos e estava tudo sujo”, conta Bruna de Oliveira, estudante do 6° ano, que está ansiosa para frequentar o novo prédio escolar.

O mesmo sentimento de felicidade preenche a comunidade escolar do povoado Centro dos Novatos, onde o Governo do Maranhão entregou a nova Escola Municipal Centro dos Novatos, que atenderá aos anseios por uma Escola Digna de mais de 30 estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Educação para Jovens e Adultos (EJA).

“É uma felicidade muito grande ter feito parte – direta ou indiretamente – dessa conquista para o ‘Centro dos Novatos’, pois eu sei o quanto vai fazer diferença na aprendizagem desse alunado. Estou muito feliz em saber que agora essas crianças terão uma escola de verdade. Sou grata ao prefeito Maninho e ao governador Flávio Dino que não pouparam esforços para que esse sonho se concretizasse. É uma conquista muito grande essa escola”, declara a gestora geral Maria Solange da Silva.

Para Antônio Ferreira, ex-presidente da Associação de Moradores do povoado e responsável pela doação do terreno em que foi construída da Escola Digna, essa nova estrutura é a realização de um sonho antigo da comunidade do ‘Centro dos Novatos’.

“A gente via o sofrimento das crianças indo estudar fora e pegando chuva ou sol muito forte, porque não tinha carro, eles tinham que ir de bicicleta. Era ruim demais. Então, nós [na Associação] nos juntamos e decidimos doar esse terreno para construir essa escola que agora está linda e digna. Não é ‘pra eu estudar’, mas é pra todos os nossos meninos”, expressou Antônio.

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, falou sobre a maratona de entregas de escolas dignas e obras educacionais que o Governo Flávio Dino vem realizando neste mês de dezembro e as expectativas para 2021.

“Três escolas dignas inauguradas hoje, amanhã teremos mais uma. Na última semana do ano o Governo Flávio Dino continua trabalhando, esse ano de 2020 foi um ano muito difícil para nós em termos sanitários, mas também foi o ano que batemos todos os recordes de entregas do Escola Digna”, disse Camarão.

“O governador Flávio Dino resolveu enfrentar essa crise com muita seriedade e com muito trabalho. Hoje foi mais um dia de muito trabalho em Alto Alegre e Buriticupu, e amanhã em Nina Rodrigues. Vocês podem ter certeza do compromisso do Governo Flávio Dino, que continua trabalhando diuturnamente em benefício da população maranhense”, afirmou o secretário de Educação.

“São Escolas Dignas que permitem que as crianças tenham sonho de ser alguém na vida, ter uma profissão, ter um lugar digno para estudar e construir sua formação”, destacou o secretário de Estado de Comunicação e Articulação Política, Rodrigo Lago.

“Dia de festa da educação em Alto Alegre do Maranhão. Hoje, entregamos duas Escolas Dignas nos povoados Boa Hora e Centro dos Novatos. O bom dessas entregas é, sem dúvida, ver a alegria estampada no rosto de cada estudante, pai e professor. Faz tudo valer a pena! Mais tarde, será a vez de Buriticupu receber sua Escola Digna. Simbora!”, comentou mais cedo antes da inauguração de mais uma Escola Digna em Buriticupu.

O prefeito de Alto Alegre, Emmanuel Aroso Neto ‘Maninho’ agradeceu ao Governo do Estado pela parceria. “Muito satisfatório ter uma parceria tão sólida quanto essa com o Governo Flávio Dino e o secretário Felipe Camarão. No fim do ano, quando todos praticamente estão de recesso, o Governo do Maranhão está entregando obras em todo o estado, sinal que ele trabalha, gosta do povo e faz com que as pessoas dos mais longínquos povoados se façam pessoas dignas”, finalizou Maninho.

Ainda em Alto Alegre, a comitiva do Governo do Maranhão, juntamente a da Prefeitura Municipal, entregou o novo Mercado Municipal Antônio de Deus Vieira, que beneficiará toda a população alto-alegrense.

Em Buriticupu, Felipe Camarão entregou a penúltima Escola Digna de 2020 com sucesso! Foi a terceira Escola Digna entregue somente nesta terça-feira (29).

Escola Digna em Buriticupu

Em Buriticupu, a população recebeu do Governo do Estado a quarta Escola Digna já construída no município. Desta vez, a comunidade da Vila Cikel do 08, distante 60 km da sede, festejou a entrega da nova Escola Municipal Novo Paraíso, que abrigará mais de 70 estudantes. O prédio escolar possui duas salas de aula, sala de professores, sala da secretaria, cozinha, banheiros acessíveis, pátio externo, entre outros espaços, que vão garantir mais conforto e segurança aos estudantes, professores e moradores da região. A escola ofertará aulas para estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

A população local esperava por uma escola, com estruturas adequadas para a prática do ensino, desde 1998. Até 2005, a escola funcionou em uma casinha de tábua, sem condições de abrigar os estudantes. Em seguida, outro espaço foi cedido pela comunidade, mas o ambiente também não oferecia conforto para que os professores pudessem desenvolver suas atividades escolares. Foram anos de espera, mas agora a comunidade tem muito que comemorar. 

“Em Buriticupu, no povoado Vila Cikel do 08, entregamos a Escola Municipal Novo Paraíso, para alegria de 70 estudantes e de toda a comunidade. Nesse ano foram dezenas de entregas e amanhã faremos a última do ano, em Nina Rodrigues. Avante!”, reforçou o secretário.

O gestor da Escola Municipal Novo Paraíso, José Francisco da Silva Machado, expressou a sua alegria depois que a comunidade da Vila Cikel do 08, recebeu do Governo do Estado o novo prédio escolar, que agora possui ambientes confortáveis para abrigar os estudantes.

“É com muita satisfação que hoje recebemos essa obra, um sonho de muitos anos dos moradores, inclusive meu como filho da comunidade. Agradeço porque receber duas obras, que é essa Escola Digna e futuramente uma biblioteca, é gratificante, porque vivíamos em um cenário de uma escolinha de tábua, depois fomos para uma casinha cedida pela comunidade e, hoje, recebemos uma estrutura dessas”, disse o gestor.

“Em nome da comunidade Novo Paraíso, eu agradeço o Governador Flávio Dino e a gestão de nossa cidade Buriticupu por terem um olhar para nosso povoado”, agradeceu José Francisco.

A parceria firmada entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Suzano Papel Celulose, no Maranhão, e prefeitura de Buriticupu possibilitou a entrega do novo prédio escolar, que agora possui ambientes adequados para a prática do ensino, objetivando o fortalecimento da educação no povoado. A escola também possui poço artesiano que garantirá água de boa qualidade para os moradores locais. Os investimentos para a construção do prédio foram da ordem de R$ 550.800,00.

O prefeito de Buriticupu, José Gomes Rodrigues, destacou a importância do equipamento educacional para a comunidade Novo Paraíso. “É uma obra que a gente já vinha solicitando há muito tempo. O Estado olhou para a nossa cidade e a gente só tem a agradecer o Governador Flávio Dino e o Felipe Camarão, que têm nos apoiado sempre e a gente fez esse esforço grande para estar aqui hoje, para agradecer pessoalmente o secretário e toda equipe que se empenhou para entregar essa escola aqui na nossa comunidade”, exprimiu.

PREFEITO ELOGIA O TRABALHO DA EDUCAÇÃO.

FELIPE AMIGO DO POVO.

ESCOLAS SENDO INAUGURADA.

CONVERSANDO COM AS CRIANÇAS.

Você pode gostar...