SEBRAE REALIZA JORNADA EMPRESARIAL EM ÁGUA DOCE DO MARANHÃO.

 Motivadas pelo tema do empreendedorismo, mais de 50 pessoas lotaram as salas de palestra no período da noite


Motivadas pelo tema do empreendedorismo, mais de 50 pessoas lotaram as salas de palestra no período da noite

 

Dona Maria Zely reconhece que, apesar de ter tido coragem para abrir a malharia com o filho, precisa ter mais conhecimento sobre a gestão do negócio

Dona Maria Zely reconhece que, apesar de ter tido coragem para abrir a malharia com o filho, precisa ter mais conhecimento sobre a gestão do negócio

 

O SEBRAE esteve com Empreendedores do município de Água Doce do Maranhão para mostrar o papel da instituição e como podem receber apoio técnico para desenvolver seus pequenos negócios.

Dona Maria Zely da Silva, 47, e o filho Herson, 27, montaram uma pequena malharia nas dependências de sua casa, em Flexeiras, povoado de Água Doce do Maranhão. Ela, costureira de mão cheia e com a prática de trabalhar em malharias em Fortaleza (CE) e ele, com o sonho de ter o seu próprio negócio, já investiram quase R$ 20 mil em maquinário. A fabriqueta envolve, hoje, a esposa de Herson e mais duas funcionárias.

 

A proposta primeira de ter como cliente a prefeitura ainda não se consolidou, mas os dois não pararam. Mesmo sem muitos conhecimentos em gestão do negócio, eles conseguiram, em menos de quatro meses, abrir a malharia e captar clientes de mais dois municípios vizinhos – Tutóia e Araioses. “Precisamos aprender mais e estruturar melhor o negócio, porque o nosso sonho é crescer e fazer o nome da malharia ser conhecido em toda a região como uma empresa que vende produtos de qualidade”, revela dona Maria Zely.

 

Assim como os proprietários da malharia Samka Collection, outros pequenos comerciantes e empreendedores do município de Água Doce do Maranhão estão mais conscientes do papel que devem desempenhar como gestores de seus estabelecimentos e promotores do desenvolvimento de sua cidade, localizada a cerca de 460 Km da capital São Luís. Na última semana, o Sebrae realizou uma Jornada Empresarial na sede do município, efetuando, ainda, visitas a pequenos negócios dos povoados de Flexeiras e Cana Brava, com objetivo de despertar o potencial empreendedor na localidade.

 

No total, mais de 200 pequenos empreendedores do município participaram das capacitações, 78 consultorias foram realizadas e seis formalizações na pessoa jurídica do Microempreendedor Individual (MEI) foram cadastradas. A equipe do Sebrae mostrou ao público interessado algumas características empreendedoras, a importância de um bom planejamento,  além de ensiná-los a controlar o dinheiro da empresa e a comprar o necessário, evitando os excessos e, consequentemente, prejuízos.

 

Na programação, palestras sobre a Lei Geral das Pequenas Empresas e Empresas de Pequeno Porte, Empreendedorismo e Mulher Empreendedora, além de oficinas da solução educacional Sebrae para Empreendedores Individuais (SEI). Além de dois técnicos, o Sebrae, por meio da Unidade Regional Lençóis-Munim e Unidade de Políticas Públicas, deslocou três consultoras para a Jornada Empresarial em Água Doce. Os resultados superaram as expectativas.

 

“Esse contato foi muito importante, porque começamos a fazer um diagnóstico empresarial do município, mapeando as demandas dos empreendedores e as oportunidades de negócios que podem ser abertos. Iniciamos, inclusive, uma análise das potencialidades turísticas do município que está encravado no coração do Delta do Parnaíba – o Delta das Américas, com flora e fauna peculiares e que, certamente, serão atrativos para o lugar se houver um planejamento adequado, levando-se em consideração, ainda, o fator sustentabilidade”, informa Jeane Alves, gestora do Sebrae no Projeto Atendimento Individual no Território Lençóis-Munim.

 

Parceria institucional

A proposta do evento em Água Doce partiu de uma demanda do prefeito Rocha Filho, após a participação no Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos e Reeleitos, promovido pelo Sebrae de fevereiro a abril. O gestor do executivo municipal quer apoio da instituição para fomentar o empreendedorismo

 

“Ter a parceria com as prefeituras é de suma importância para que o Sebrae efetive suas ações com sucesso. A busca pelo desenvolvimento municipal deve partir do  gestor e o Sebrae estará sempre à disposição daqueles que querem mostrar que, com boa vontade, compromisso e transparência, se pode mudar a realidade do Maranhão e fazer com que o nosso povo viva melhor e com mais qualidade de vida”, destaca o diretor técnico do Sebrae, José Morais.

FONTE: Samme Ribeiro

 

 

Você pode gostar...