Seduc fortalece ações do Pacto em encontros com articuladores regionais e municipais

Articuladores realizam atividades no Centro Pedagógico Paulo Freire, nessa segunda-feira (8).

MARANHÃO – Nesta semana, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vem realizando debates com 500 articuladores Regionais e Municipais para refletir sobre os eixos da alfabetização e Educação Infantil e fortalecer as ações do Pacto pela Aprendizagem. Estão sendo realizados o Seminário Formativo Estadual e o Encontro Presencial, que tiveram início nessa segunda-feira (8), no Centro Pedagógico Paulo Freire, no prédio localizado no campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em São Luís, com programação que segue até sexta-feira (12).

O Seminário está sendo oferecido aos articuladores pedagógicos regionais e municipais, que debaterão sobre a alfabetização. O encontro presencial terá apenas a participação dos articuladores pedagógicos regionais, debatendo sobre a educação infantil. Os encontros acontecem de forma presencial e tem o propósito de disseminar as informações e contribuir com a qualidade da alfabetização e da educação infantil.

“Hoje, a gente celebra esse reencontro com a pauta da alfabetização e Educação Infantil, voltada para todos os municípios. Vamos contar com a presença dos parceiros, que estarão colaborando conosco, ao longo destes dias de formação, para o engrandecimento dessa pauta formativa. É um momento de muita alegria poder retomar as formações de forma calorosa, com todos os municípios”, destacou a supervisora do Regime de Colaboração da Seduc, Fernanda Ferraz.

O Seminário Formativo foi dividido em dois grupos. No primeiro, estarão presente os Articuladores Pedagógicos Municipais, que participarão da formação até quarta-feira (10); enquanto que o segundo grupo inicia a formação na quarta-feira (10) e encerra as suas atividades na sexta-feira (12). No dia 10 de novembro, haverá o encontro dos dois grupos que participam da formação “Diálogo do Pacto pela Aprendizagem, no Auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire.

Formadora do Laboratório de Educação, Maria Grembecki, destacou a importância da parceria entre Seduc e o Labedu na formação dos articuladores. “A parceria é um sucesso. A gente vem construindo junto um contexto de formação muito bacana, especialmente nessa rede de colaboração do estado com os municípios, uma parceria onde tem muito diálogo e muita escuta dos dois lados”, expressou.

Durante o Seminário e o Encontro, acontecerão oficinas pedagógicas, apresentação das publicações do Projeto Trilhos da Educação, reunião técnica com os municípios do Projeto Trilhos da Alfabetização, Resultados da Avaliação de Fluência Leitora, Selo Unicef, resultados Sistêmicos 1 e 3, Reunião Técnica com os Articuladores Pedagógicos do Eixo da Educação Infantil, Workshop: fotografia e Comunicação, entre outras atividades.

“Para mim é uma alegria muito grande participar deste momento de formação, que acontece de maneira presencial. Eu espero sair daqui com mais informações para levar para nosso município e fazer com que a educação infantil do Estado do Maranhão seja uma referência. Pretendo levar o meu melhor para o meu município e quero sair daqui carregada de coisas boas para multiplicar”, exprimiu Narcizia Gomes, articuladora da Unidade Regional de Santa Inês.

“Estamos iniciando mais um ciclo formativo agora de forma presencial e passamos a conhecer pessoas que estávamos convivendo apenas de maneira remota. O encontro está sendo ótimo e tenho certeza de que sairemos daqui com muitas informações e conhecimentos, para aplicarmos em nossos municípios e melhorar a nossa educação”, proferiu a professora Sandra Santos, articuladora pedagógica municipal de São José de Ribamar.

O Seminário Formativo e Encontro com Articuladores Regionais contam com a parceria do Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Laboratório de Educação (Labedu), Centro de Apoio à Educação a Distância (CAED), da Associação Bem Comum, Instituto Natura; da Fundação Getúlio Vargas e da Fundação Lemann.

Fonte: Seduc

Você pode gostar...